sexta-feira, 18 de junho de 2010

Os bolinhos de carne do "Waltão, de Canoas"

Fiquei com saudades do tio Walter hoje ao ler a coluna de Mário Marcos na ZH. A história do enfrentamento dele com Di Stéfano na Europa (leia abaixo) ficou famosa e é a cara do meu tio, de fato. Walter Spiess não tinha meias medidas, só sabia a vida de concha, como me disse, em uma entrevista anos atrás, a atriz Arlete Sales: "Não sei a vida nem de colher de sopa, é só de concha mesmo. Eu e a Suzana Vieira". Pai de quatro filhos, sendo o mais jovem o chef Floriano Spiess Neto, tio Walter dava trabalho a minha tia Hélia, sempre às voltas com o fogão para atender ao estilo do Waltão, que gostava de um banquete para a família a cada refeição. E quando a gente chegava pra visitá-los, não deixavam por menos: tia Hélia corria pra cozinha para preparar bolinhos de carne como nunca comi iguais; e o tio Walter já abria as cervejas.
É dela a receita que publico aqui no blog.
Conhecem aquela do Valtão?
"(...) Nascia o jeito gaúcho de jogar.
A excursão foi marcante não apenas por este aprendizado, mas pela importância de um dos adversários do Cruzeiro, exatamente o melhor time do mundo na época.
Isso mesmo: o Cruzeiro enfrentou o Real Madrid do argentino Di Stéfano, equipe imbatível naquela década, e arrancou um empate.
Deste jogo contam que em certo momento, cansado da marcação e de mais uma queda no gramado, o grande Di Stéfano levantou-se, limpou a lama do uniforme branco, encarou o adversário brasileiro e perguntou, desafiadoramente:
- Sabem quem eu sou? Sou Di Stéfano, do Real Madrid.
Ao que o marcador, um zagueirão típico dos times de Foguinho, respondeu, impassível:
- E eu sou o Valtão, de Canoas.(...)"
Leia o texto na íntegra na coluna de Mário Marcos no Jornal da Copa de ZH

RECEITA
Bolinhos de carne
Ingredientes
1/2 kilo de carne moída de primeira
1 fatia de pão grossa embebida em leite ou água
1 ovo
1 dente de alho espremido
Sal
Salsinha picada
Farinha de rosca
Modo de fazer
Misturar a carne com o pão já bem desmanchado no leite ou na água, o ovo inteiro, o alho e a salsinha. Adicionar sal e amassar com as mãos até obter uma mistura homogênea de todos os ingredientes. Formar bolinhas de tamanho médio. Passar na farinha de rosca. Fritar em óleo bem quente. Escorrer em papel absorvente e servir.
Dica: colocar gotinhas de Tabasco ao comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário