quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sobras de comida são ótimas para inventar receitas com arroz

Já comentei aqui no blog que não suporto jogar comida fora, então, quando vejo que alguma coisa já está ficando para trás na geladeira, aproveito logo pra inventar um arroz de forno. A base é sempre o arroz, que em geral sobra de um dia para o outro e é um ótimo ingrediente pra bolações das mais variadas. O que fiz ontem à noite foi para dar cabo do presunto, que todo fim de semana eu compro pra lanche e sobra... Aí juntei cenoura cozida, que eu tinha separado pra fazer um suflê, mas deu preguiça... Mais ovo orgânico, claro, parmesão ralado na hora e uma azeitona dando pinta de cereja do bolo. E azeite de oliva extra virgem. Uma dica importante é a seguinte: use ramequins pra montar o arroz, pois a melhor parte do arroz de forno são as crostinhas que se formam nas laterais; e com os ramequins temos bem mais crostinhas pra cada felizardo do que num pirex grande. E além do mais, o visual é muito mais bonito, e isso também é importante.
A minha amiga Rejane Martins, jornalista que teve uma daquelas ideias fabulosas com a criação do Mesa de Cinema, prefere aproveitar o arroz de ontem na Wok. Veja as dicas dela e uma receita tailandesa no blog do Mesa.
RECEITA
Arroz de forno
4 porções
Ingredientes
Quatro fatias de presunto cozido
3 cenouras médias cozidas
12 colheres de arroz cozido
2 ovos inteiros
4 azeitonas verdes
Queijo Parmesão
Modo de fazer
Unte o fundo e as laterais dos ramequins com azeite de oliva. Comece a montar com presunto picado, depois as cenouras cozidas amassadas, depois o arroz. Bata dois ovos inteiros e despeje sobre o arroz. Rale o parmesão por cima e regue tudo com azeite. Coloque a azeitona no centro. Leve ao forno em temperatura de 200º até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário