quarta-feira, 7 de julho de 2010

ALERTA: Ceasa vende produtos contaminados

Está na Zero Hora de hoje. É uma notícia preocupante, pois praticamente todos os hortifrutigranjeiros que compramos nos supermercados, minimercados e feiras são provenientes da Ceasa.
Mais uma vez, destacam-se as feiras de produtos orgânicos como a melhor opção para a compra desses produtos. Veja as dicas na página BOAS COMPRAS do blog.
Na ZH: Alimentos da Ceasa com problemas
Um estudo feito entre 1999 e 2008 pelas secretarias estaduais da Saúde e da Agricultura, em conjunto com a prefeitura de Porto Alegre e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, revelou que parte dos produtos comercializados na Ceasa estavam contaminados.
O relatório do Programa de Monitoramento de Hortigranjeiros do Estado avaliou a qualidade dos produtos in natura comercializados no local.
Foram coletadas 1.183 amostras de alimentos para verificar a contaminação microbiológica (presença de coliformes), enteroparasitológica (parasitas) e por resíduos de agrotóxicos.
Saiba mais
- Dos produtos analisados quanto à contaminação microbiológica, o tempero verde, com 25,9%, apresentou o maior valor significativo de coliformes fecais. Brócolis e couve-flor apresentaram os menores índices.
- Quanto à presença de parasitas, 74% das amostras de rúcula, radite e espinafre apresentaram contaminação.
- A pesquisa de resíduos de agrotóxicos revelou a presença de inseticidas, especialmente em cebolas (44,4%), abóboras (22,6%) e morangos (16,8%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário