quinta-feira, 10 de junho de 2010

Filé de peixe à la belle meunière

Usei 1/3 da bandeja dos camarões com casca pra preparar um filé de peixe à la belle meunière, que é um prato super gostoso e bem fácil de fazer. O filé era de Saint Peter fresco (mais conhecido como Tilápia e apesar de eu ter medo dos criatórios, adoro esse peixe, pois é suave e tem uma consistência firme, o que facilita na hora de temperar e preparar, especialmente grelhado). Comprei o peixe também no BIG Cristal, por R$ 26,84 o Kg. Na verdade, o ideal nessa receita é usar camarões sem casca, mas dei todos pro Cássio e acabei usando esses com casca mesmo. Comemos nem a metade do prato e congelei o restante.

Veja a receita abaixo, que já dou com o camarão sem casca.
Pra completar a festa do mar, então, fiz um spaghetti com camarões no requeijão pro Cássio, que não gosta de camarão com casca e nem de filé de peixe... Comprei uma bandeja de 250gr, também no BIG, só que eram camarões grandes e descascados, congelado, pelos mesmos R$ 17,98. Também é muito fácil: numa frigideira, refogar no óleo os camarões, já descongelados, com cebola bem picadinha. Acrescentar sal. Depois o requeijão (eu gosto da marca Aviação), umas três colheres de sopa. Esperar derreter bem e está pronto. Cozinhar o spaghetti em uma panela com bastante água fervente, já com sal grosso (para um pacote de massa uso duas colheres de sal grosso). Ver no pacote o tempo de cozimento, escorrer e servir com os camarões.
Filé de peixe à la belle meunière
Ingredientes
4 filés de peixe de carne branca (Saint Peter, Linguado, Congro, Abrotea)
170gr de camarões sem casca
Duas colheres de sopa de alcaparras
1 sachê pequeno de champignons fatiados
Sal
Poejo
Azeite de oliva
Modo de preparo
Coloque as alcaparras em uma xícara e encha de água. Deixe-as de molho por uns 20 minutos, escorrendo a água por duas vezes.
Pegue uma fôrma ou um pirex e abra sobre ele um papel alumínio, deixando sobrar bastante dos lados para depois poder fechar um papillote. Acomode os filés de peixe já salgados sobre o papel alumínio. Acrescente os camarões também já salgados. Adicione os champignons e as alcaparras já escorridas. Coloque umas folhinhas de poejo. Regue tudo com azeite de oliva. Feche o papel alumínio para o vapor não escapar no cozimento.
Leve ao forno aquecido e asse por cerca de 30 minutos. Leve à mesa dentro do próprio papillote. Acompanha arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário