segunda-feira, 12 de abril de 2010

Viva! Aspargos frescos por um bom preço

Aspargos frescos são uma dádiva da natureza. Pra mim, não há vegetal mais saboroso. A primeira vez que provei foi uns 20 anos atrás, no tradicionalíssimo restaurante do Hotel Ca´d´Oro, em São Paulo, num almoço com o José Onofre e o Armando Coelho Borges, e até hoje lembro de como vibrei. Era bem desse jeitinho que passo a receita pra vocês, só salteado na manteiga. Ficou sendo um dos meus pratos prediletos.
No Hemisfério Sul, a época dos aspargos é na primavera, entre setembro e dezembro, mas como são cultivados também em estufas, podemos encontrá-los o ano todo. Sempre que vou ao Mercado Público de Porto Alegre, dou uma especulada nas bancas, mas o preço me desanima, acho caro R$ 15,00 por um molho magrinho de aspargos. Mas na sexta-feira encontrei no supermercado Nacional um molho de aspargos brancos, grossos, lindos, por R$ 6,90 e comprei na hora, claro! São importados do Peru, os maiores produtores hoje em dia, junto com o México, e cultivam diversas variedades, como estes brancos (crescem privados da luz) e verdes (são mais ácidos) e também os violetas (mais doces). Fiz para o almoço de domingo na casa da minha mãe, pois ela estava preparando uma paleta de cordeiro no forno, temperada como só ela consegue, misturando alho, alecrim, sálvia, pimenta e vinho. Levei um pão de centeio com sementes de papoula e uma baguete, da Carina Barlett Boulangerie (a melhor padaria da cidade, segundo votação da Revista Veja Comer & Beber Porto Alegre deste ano - eu assino embaixo). A minha mãe ainda preparou uma bela salada de folhas verdes e outra salada de batatas com maionese caseira para o pimpolho. Acompanhamos de um Cabernet Franc.

RECEITAS
Aspargos na frigideira
(Para 4 pessoas)
INGREDIENTES
Um molho de aspargos brancos ou verdes, grossos ou finos.
Manteiga
Sal
Salsa
MODO DE FAZER
Aqueça 2 colheres de sopa de manteiga numa frigideira larga, junte os aspargos inteiros, salpique um pouco de sal e cozinhe por cerca de 3 minutos (aspargos finos) ou 4 minutos (aspargos grossos), virando-os para que cozinhem por igual. Acrescente um punhadinho de salsa picada. Os aspargos brancos ficarão lindos, com um tom castanho.
Dicas: Eu sempre gosto de acrescentar um toque de vinho (ou de outra bebida alcóolica) no preparo dos pratos, mas os aspargos são meio complicados. De qualquer forma, dá pra dar um toque com um vinho branco encorpado.
Acrescente poucos grãos de pimenta branca na hora de aquecer a manteiga, se quiser dar um perfume a mais e um picante no prato.
Leve para a mesa na própria frigideira e passe o pão no molhinho do fundo.

Aipo e aspargos grelhados
(Para 4 a 6 pessoas)
Corte 110g de aspargos e 12 pedaços de aipo de 12cm e unte tudo ligeiramente com óleo de noz de macadâmia (a rainha das nozes, natural da Austrália) e asse no forno quente durante 3 minutos ou até estarem tenros. Deite por cima um pouco de vinagre balsâmico, salpique com pimenta e cubra com raspas de queijo parmesão (ou mesmo com parmesão ralado grosso, o melhor que temos nos supermercados é o da Kunzler).
Essa receita é do Livro essencial da cozinha vegetariana. Há outras ótimas receitas com aspargos, aliás, com todos os vegetais, é um livro indispensável na biblioteca de qualquer amante da culinária.

SERVIÇO
Supermercados Nacional – Loja do bairro Tristeza, na AV. WENCESLAU ESCOBAR, 2770
Carina Barlett Boulangerie – Rua João Telles, 237. Bom Fim. POA. Tel.: 51 3222.7878. Todos os dias, das 9h às 21h.
Grand Hotel Ca’d’Oro – Rua.Augusta, 129. Centro. SP. Tel: 11 3236.4300. DDD Gratuito: 0800 17 00 90. O hotel fechou em dezembro de 2009, com a promessa de reabrir depois de uma reforma – leia no blog da Alexandra Forbes e no Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário