domingo, 14 de março de 2010

Use sal grosso em tudo

Um ingrediente fundamental na cozinha é o sal grosso. Eu uso em tudo, até pra temperar a salada no prato, desde que ganhei um saleirinho maravilhoso da minha cliente Janilce de Almeida. Ele mói o sal na hora, igual aos moedores de pimenta, é tudo de bom. O sal grosso é muito mais saudável do que o sal refinado e dá outro sabor a qualquer assado.
Experimente esse frango, super fácil, e comprove a diferença de sabor. É muito importante não deixar o frango ressecar. Cuide a consistência pra tirar do forno ainda úmido. Compre frango caipira, tem nos supermercados na seção de congelados. Eu compro sempre num mercadinho perto da escola do meu filho, o Perini. Você pode fazer a mesma receita com galeto ou até com um peito de frango com osso, se quiser em menor quantidade. Mas eu acho sempre vantagem já fazer o frango inteiro, é mais econômico e você pode congelar o que sobrar e depois usar num risoto ou numa sopa.

RECEITA
Frango crocante com alecrim
1 frango caipira inteiro
Ramos pequenos de alecrim
Sal grosso
Cebolinhas inteiras cruas, descascadas
Batatinhas cruas com casca
MODO DE FAZER
Tempere o frango com o sal grosso, esfregando bem todo ele, por cima da pele e por dentro da cavidade do osso do peito.
Explore as dobras entre os membros e acomode ali ramos de alecrim e por baixo da pele em diferentes partes e por dentro do corpo do frango.
Recheie a cavidade do bicho com as cebolinhas inteiras cruas. Leve ao forno recém aquecido com a parte da pele do peito para baixo. Acrescente as batatinhas cruas na forma em torno do frango. Asse por 50 minutos aproximadamente e vire. Termine de assar até ficar bem dourado. Você vai desprezar a pele, mas se não resistir, prove apenas um pedacinho, pois a pele tem muito colesterol. Retire as cebolas de dentro do frango antes de servir e as desmanche com o garfo e tempere com pimenta moída na hora, suco de limão e azeite de oliva extra-virgem.
Acompanhe de salada de folhas verdes e um bom Chardonnay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário