sábado, 17 de abril de 2010

Esperando a menopausa, com horror, claro, mas consciente

Hoje de manhã assisti a uma palestra, "Alimentação e suplementação na menopausa - prevenções para antes, durante e depois", com a nutricionista Sálua Finamor, promovida pela farmácia de manipulação Verbena, que inaugurou há alguns meses no Copacabana Center, na Vila Assunção. Ótima palestra, a moça entende do assunto e é muito estudiosa. Como sabemoes, a coisa é um horror, menopausa é uma desgraceira completa. Mas podemos tomar precauções e nos prepararmos pra enfrentar esse período, cuidando bastante da alimentação. E claro, com acompanhamento médico, pois milagres não existem.
Bueno, a lição que ficou da palestra é na verdade a lição de sempre, uma alimentação saudável (aquela dieta mediterrânea que tanto se fala ainda é a melhor pedida), contribui, e muito, pro nosso bem-estar. Mas ainda assim, o que achei mais interessante foi a ênfase à compra dos alimentos. Não basta só comer peixe, por exemplo, temos de saber que peixe estamos comendo. Vejam só: o salmão que encontramos nos mercados em geral é importado do Chile e é um salmão de cativeiro, assim como a tilápia. Os criatórios de peixes visam o lucro, com produção em larga escala: os bichos são confinados no menor espaço possível e alimentados com ração e, portanto, carregam uma tonelada de toxinas... (leia um artigo muito esclarecedor no blog e-Boca Livre). Mais ou menos como os frangos, que também são criados em confinamento e se alimentam de ração. Eu evito a todo o custo a carne de frango. Só compro frango caipira, a diferença é gritante e começa pela carne grudada no osso. Nos frangos de cativiero a carne é totalmente descolada do osso, já reparou?? Pense só numa coisa (além da ração que eles comem...): um bicho que não dá um passo em toda a sua vida pode ser saudável? Pois é, já o frango caipira continua se exercitando.
Mas voltando à menopausa, então, tome cuidado na hora das compras. Produtos orgânicos são uma opção consciente, eu já escrevi muito sobre esse tema. Não hesite, vale a pena pagar um pouco mais. E procure pelas feiras de orgânicos, temos algumas muito boas em Porto Alegre. Aqui na Zona Sul onde moro, a feira acontece aos sábados de manhã, em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças, na Tristeza. No Bom Fim, há anos existe a Feira Ecológica, também aos sábados pela manhã, que é maravilhosa! Tem de tudo e ainda é um belo passeio. Mesmo nos supermercados a gente encontra muitos produtos orgânicos: pesquise. Uma coisa que você tem que ter em mente é de que o produto orgânico é muito mais rico em nutrientes e em sabor e você vai usar menos quantidade pra obter um prato saboroso e de qualidade. Vejam só: a cultura dos orgânicos regenera o solo e mantém a sua vida intacta. O alimento, por sua vez, é mais nutritivo, possui menor quantidade de água em sua composição (aproximadamente 20%) comparado com um produto convencional. Isto significa que os nutrientes estão mais concentrados, assim como o açúcar e as vitaminas. Por isso, o sabor destes produtos é todo mais acentuado, o que faz a delícia do verdadeiro gourmet. É como um chocolate com elevado percentual de cacau, você vai comer um pedaço bem menor do que o de um chocolate vagabundo, vai ficar bem mais satisfeito e bem servido.
Outra coisa interessante da palestra: evite água com gás. Refrigerante obviamente a gente deve evitar sempre, mas água com gás, que eu adoro, também... fiquei triste, mas é importante saber. Prefira sempre água sem gás do que com gás, pois toda a bebida gaseificada atrapalha a absorção de cálcio pelo organismo. Claro que de vez em quando a gente pode tomar uma água com gás, e até uma coca-cola... mas o bom é evitar ao máximo que se puder. Eu não compro mais refrigerante. Deixo pra tomar eventualmente fora de casa em algum lugar, se der muita, muita vontade. Pois se a vontade não é muito grande, já resisto e peço água ou suco. Resulta que meu filhote também não gosta de refrigerante, ele sempre pede suco nos restaurantes, e eu acho o máximo!
Outra coisa importante: o processo de menopausa começa a partir dos 35 anos. Aos poucos, vamos apresentando os sintomas da queda do estrogênio. E entre os 40 e os 50 anos as oscilações são dramáticas. Sendo que entre os 48 e os 50 começa a estabilizar essa oscilação toda, mas para entrar em queda definitiva (suspiro). E aí estamos na menopausa. Eu já comecei a sentir sintomas muito desagradáveis, sendo o principal uma TPM ainda mais acentuada do que as que eu já tinha, ou seja, o inferno completo... Mas tudo bem, o jeito é encarar a fase de forma bem consciente, pois informação é um bem valioso, em qualquer situação. E buscar recursos na medicina.

Um comentário:

  1. Isso mesmo...aprendeu a lição!

    Valeu!

    Abraço, Sálua Finamor

    ResponderExcluir